Sobre fábulas, exercício e frustrações. E 3 dicas de ouro para um foco sem perturbações

Sobre fábulas, exercício e frustrações. E 3 dicas de ouro para um foco sem perturbações

A inesperada (mas comum) relação entre fábulas, exercício e frustrações.

Fábulas: um mundo de faz-de-conta. Também no exercício.

Ok, eu sei que devo falar de exercício. Mas vou te contar uma história.

Ao longo da nossa infância somos imersos em um mundo de fábulas. Cada história que ouvimos de nossos pais e avós tem  personagens e historias incríveis e deliciosas. Nessa fase doce da nossa vida, tudo o que ouvimos  é  sutilmente possível. Crianças são realmente seres especiais.

Vários estudos sobre desenvolvimento cognitivo enaltecem a importância dessas histórias fantásticas na capacidade do cérebro de cria novas conexões em uma fase da vida em que ser verdade é só uma questão de ponto de vista.

No entanto, não só a criança de beneficia em ouvir essas fábulas e construir em tempo real sua própria história através do que se ouve, mas também quem a narra, através de seu sistema construído e desenvolvido de disparos e conexões neurais possibilita que a mesma história escrita seja visualizada de formas únicas, sendo sua construção produto de cada cérebro.

Nesse ponto da sua leitura você deve estar pensando: o que esse maluco tá falando?

Calma, a ideia começa a ficar clara a partir de agora.

Exercício

Leia uma palavra de cada vez e faça o teste de, assim que ler fechar os olhos e tentar gravar a primeira imagem que vem à sua cabeça.

1. EXERCÍCIO
2. EMAGRECIMENTO
3. DIETA
4. FORÇA

Nessa simples exercício de ler e imaginar, tenho certeza que você “construiu” imagens que nunca passaram pela minha cabeça.

E é nessa jogada que exercício e fábula se encontram perigosamente.

Ligações perigosas

Todos sabem da importância do exercício. Não à toa, o mercado fitness cresceu no período de recessão do nosso país. Veja aqui >>>

Sim. Aquela história de que a academia é o primeiro corte de gastos diante à crise não se aplica para a maioria das pessoas como ouvimos falar durante tanto tempo.

Então, você adere a um plano na academia que mais te chamou a atenção, e já começa no mesmo dia. Pilhado e confiante! E sem hipocrisia, em 90% dos casos, o objetivo é estético. A saúde? Segundo ou terceiro plano e olhe lá, infelizmente.

E já inserido nesse mundo de exercício, esforço e recompensa, você logo visualiza seu foco, sua meta de quilos a perder, por exemplo. O professor, sempre responsável (exijam isso!) te explica algo parecido com:

“Muito bem, nossa primeira etapa de trabalho será conhecer seus padrões motores, identificar os pontos fortes da sua capacidade física atual, para que a partir daí possamos elaborar o seu primeiro ciclo de treinos, que terá duração de 4 semanas, onde nossa intenção é aprimorar sua capacidade neuromuscular e cardiorrespiratória, e posterior e sucessivamente, os ciclos serão elaborados de acordo com as necessidades presentes a cada período, sempre visando a perda de peso, que ocorrerá a um primeiro momento em 15 ou 30 dias, dependendo da sua adaptação fisiológica perante os trabalhos propostos e realizados. Claramente você perceberá maior disposição durante seus dias, a custa de melhor vascularização, aumento sérico de alguns hormônios e algumas citocinas, e se sentirá outra pessoa”

Mas o que o você realmente ouviu nesse belo prognóstico inicial e gentil do professor foi:

Perda de peso em 15 ou 30 dias.

Nesse momento, o que mais importa para você é se ver como se imaginou quando assinou o contrato da academia. Pior, mas bem pior, é quando seu ideal de resultado vem de fotos de beldades do Instagram.

Lembra da fábula? Ela entra agora em todos os cenários da sua jornada rumo ao objetivo desejado. E isso pode ser amplamente traiçoeiro à medida que o tempo passa, e os resultados que você espera, pautado na história de outra pessoa, não aparacem.

Vou citar 3 exemplos e 3 dicas para que seu foco seja de fato você, e não você sendo espelho de outra pessoa.

Cenário 1

Quando você vislumbra corpos exuberantes, não importa o quão longe você já avançou. Nada estará bom se simplesmente não tiver a mesma silhueta da modelo instagrete.  E sim, você acaba ludibriado por um resultado muitas vezes ilusório para sua realidade, já que você nunca saberá de fato por quanto tempo aquela pessoa esta se dedicando para tal resultado, e ainda, quais foram os recursos que fizeram o resultado ser o que é. Nos acostumamos a ver o palco das pessoas, não seu bastidores. Por isso, ver somente o resultado final daquela pessoa pode fazê-lo enxergar o caminho traçado como algo fácil ou que demande pouco ou nenhum esforço. Como ela pode e eu não? Imediatismo definitivamente não combina com exercício. Isso é fábula!

DICA #1 Construa você mesmo sua realidade, dia após dia. Isso envolve caráter.

Cenário 2

Você tenta direcionar o pensamento do seu professor para seus exercícios preferidos.

Como assim? Mas não é para isso que eu pago minha mensalidade ou meu personal?

Pode parecer loucura, mas não passará de pura fábula o pensamento de que coxas e glúteos grandes, ou peitorais enormes dependem exclusivamente de inúmeros e mirabolantes exercícios específicos para essas regiões do corpo, e que fazem parte dos seus queridinhos na academia.  Volume de treino é diferente de intensidade de treino. E acredite, é a intensidade certa com os exercícios corretos para o momento que resultarão em grandes avanços.

O conceito de menos é mais se aplica perfeitamente aqui.

Ainda em dúvida? No final do texto deixarei dois links de pessoas extremamente gabaritadas e que considero genialmente simples ao apresentarem resultados sustentados e diretos. Recomendo fortemente que você veja.

Pense no seguinte. Para o mercado fitness, quanto mais você se cansar e quanto mais você ficar absolutamente imóvel no day-after, mais você classificará o treino como excelente e matador. Logo, sua análise e expectativa te levarão a pensar que quanto mais melhor, não importa a consequência. Fábula! O menos, bem feito, é sempre mais. Leva mais de 2 horas na academia? Então ou você esta falando muito, ou você ainda esta apegado à ideia de que para o exercício ser efetivo é necessário no mínio 184 séries para cada parte do corpo. Essa ideia é dos anos 80 meus amigos.

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Afinal, quem é seu mentor?

Já presenciei muitos casos em que aluno dá a diretriz de treino para o professor, definindo ele mesmo o que fará e o que não fará parte do treino. E o pior! O professor aceita! Se ele elabora a planilha de treino com aquele exercício que você detesta, não fique bravo, nem queira você ser seu próprio mentor. A médio e longo prazo, aquele exercício que você não entendia o porque de estar tão presente na sua rotina  se justificará, tendo sido ponte para melhoras e avanços que só foram possíveis através dele.

Questione sempre, entenda o contexto, e como diz Gabriel Goffi, Bora pra action!

DICA #2 Faça questão de saber em que ciclo de treino você esta. Questione seu mentor.

Cenário 3

Você passa a buscar mais e mais informação na internet sobre dicas de treino. Claro! Lá tem tudo!

Tem mesmo, e te garanto: é um paraíso, só que dentro de um campo minado. Mas visto que já chegamos a um ponto absurdo de uma epidemia de automedicações prescritas pelo Dr. Google, não surpreende que seja assim também com rotinas de treino.

Uma imagem sempre diz mais que mil palavras. Olha aí:

No mesmo dia você tende a começar a fazer o mesmo exercício desse rapaz, não importando em que  contexto o profissional responsável pelo treinamento dele o direcionou.

Contexto e individualidade biológica pra que né?

 

 

Ou, a menina que esta lendo agora olha a bela silhueta da moça da foto e fica impressionada. OMG!

Aqui dois sentimentos serão nítidos:

1.Ou a raiva vai descer como o capiroto nos dois:

“Por que meu professor não passa isso na minha série? Isso é que é treino de verdade!!”

SQN.

2. Ou, a sensação que você descobriu a pólvora te levará a cochichar para os amigos seus achados no Youtube University.

Balela.

DICA #3 Use pequenas metas como pontes para um sucesso maior

 

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Mantenha-se focado! Em você, não nos outros.

Ainda sobre frustrações

Não é raro ouvir de especialistas algo que já experimentamos várias vezes durante nossa vida. O modo como lidamos com as frustrações irá determinar ou não o sucesso em uma empreitada, seja ela qual for. No trabalho, na escola, na família e também na academia. Faz parte do processo de vida as frustrações cotidianas. Ainda mais em um período crítico do nosso mundo em relação ao culto ao corpo e a famigerada corrida pelos corpos esculpidos pelo Dr. Photoshop, que ironicamente servem de modelo para muitas pessoas. Fábula, é você?

Sou professor e responsável por muitos desses sonhos.
Aprendi, ao longo de muitos trabalhos, que a frustração resultante de tentativas passadas, seja para qual o for o objetivo onde o exercício esteja inserido, é o maior vilão com quem tenho que lidar. Mais vilão que o brigadeiro, a lasanha e a cerveja.

Sabe por que?

Estamos falando de treinamento. E treinamento de verdade requer planejamento, processo, continuidade e tempo. Claro que não estamos falando de anos para que o resultado se apresente, mas tampouco aparecerá em 48 horas. O medo de investir tempo e esforço nesse processo, principalmente para o emagrecimento, levará a pessoa a buscar alternativas medonhas como chás milagrosos (fábula), jejuns irresponsáveis (fábula), fármacos e mais fármacos combinados (fábula) ou seguir uma dieta a risca que uma beldade faz (fábula mor).

Nesse cenário tenho que mostrar autoridade e ser duro. Há que se entender que em nenhum caso o resultado esperado virá de graça. Duas são as alternativas:

1. TREINAMENTO (exercício, contexto e continuidade) e a famosa alimentação adequada.

Custos: 4 horas por semana e esforço físico
Benefícios: Construção sustentada e segura de um físico ideal
Riscos: Nenhum, desde que o seja bem instruído e com disciplina
Bônus: Saúde cardiovascular em dia, controle de pressão arterial,

2. REMEDINHOS DO BALACOBACO e TREINOS SUPER MEGA POWER PLUS BY INSTAGRETES E YOUTUBERS!

Custos: ás vezes o tempo para a compra do shangrilá ou ver o vídeo da beldade. 5 minutos são suficientes
Benefícios: Construção forçada, sem sustentação e bagunça generalizada no seu  sistema orgânico
Riscos: Complicações agudas e/ou crônicas das funções fisiológicas e mecânicas do corpo.
Bônus: Nenhum

As cartas estão na mesa! A escolha é sua.

Lembra que no início no artigo comentei sobre duas ótimas referências? Aqui estão elas

Perfil do Dr. Paulo Gentil no facebook

Perfil do Phd Martin Gibala (CAN)

Foco! E nos vemos em breve!