Invictus Treinamento Físico…Funcional sim…e para todos

Treinamento físico funcional…a surpreendente lógica do menos é mais.

No seu imaginário cabe uma vida cheia de sucesso e desafios? Então o treinamento DEVE reger isso. Urgentemente.

Agora veja se concorda comigo…

Nosso cotidiano exige demais do corpo e da mente, e isso pode parecer repetitivo, mas nunca é demais lembrar: se um deles não estiver bem, temos aqui um problema, que o impedirá de realizar suas tarefas menores, que por consequência te impedirão de realizar feitos maiores. É o estar bem, o tão propalado bem-estar que se busca e que muitas vezes se perde em um ciclo sufocante composto pela tríade tarefas-calendário-relógio.

Tempo, tempo, tempo…

Uma das coisas que mais me intriga é ver que em nossa sociedade o exercício é tido como punitivo e não como remédio. Não à toa, nossa taxa de sedentarismo é das maiores do mundo. E veja que contradição. A falta de tempo para se exercitar é a maior queixa dentro dos números da pesquisa.

Me desculpem, mas o que chamam de falta de tempo, eu chamo de “muleta”. Essa é a muleta que você faz questão de se escorar caso a pseudo falta de tempo esteja sempre na resposta sobre o motivo do sedentarismo. O que pedimos não é para que você abdique de sua família e de seu trabalho. Apenas que dedique um pouco de tempo em você mesmo.

Quer ver como a coisa muda de figura: o tempo é o que há de mais democrático do mundo. Todos, sem exceção, dispõem de 24 horas em seu dia. Se multiplicarmos por 7 dias da semana, o seu e o meu total de horas em uma semana é de 168 horas. E assim sucessivamente durante meses e anos.

Agora veja: o tempo total de exercício físico indicado pelo American College Sports Medicine é de aproximadamente 150 minutos semanais em baixa intensidade (caminhada por exemplo) ou 60 minutos de exercício moderado (moderada sudorese e elevação latente da frequência cardíaca). Outros protocolos já bem aceitos e formidáveis como os do Dr. Martin Gibala ou do Dr. Tabata, diminuem o tempo de execução do treinamento à custa de um aumento na intensidade do exercício. Sim, menos é mais.

Em relação ao treinamento resistido ou de força, a recomendação geral é de ao menos duas vezes semanais com sessões específicas com séries que variadas.

Dito isso vamos às contas e enterrar de vez a muleta da falta de tempo para se exercitar na sua vida.

168 horas tem em uma semana certo? Vamos multiplicar por minutos para que fique ainda mais claro. Então 168×60 = 10.080 minutos disponíveis. Desses eu só preciso que você dedique incríveis 60 minutos. Ou absurdos 5,95% do total do seu tempo semanal.

Mais que suficiente para te convencer certo?

Essa é escolha mais econômica e inteligente para aproveitamento do seu tempo, pode confiar. Investir tempo em você é ou não merecido? E o melhor, é uma escolha palpável e possível.

Para citar apenas alguns benefícios e não me prolongar tanto nesse post vou listar 5 ótimos (e indispensáveis) motivos para ajudar aquele amigo a sair da zona de conforto:

 

1. A prática contínua de exercício físico controla por vias neurohormonais os níveis de minerais responsáveis pelo control da pressão arterial, sendo o sedentarismo um dos macrofatores para que mais de 17 milhões de brasileiros sejam hipertensos. Alarmantes 80% da população será hipertensa até 2025. Não faça parte dessa estatística.

Saiba mais sobre como o exercício combate a hipertensão 😍 👉/hipertensão

2. Estar ativo fisicamente leva à produção cíclica de uma série de citocinas antiinflamatórias, capazes de proteger o sistema imunológico e atenuar efeitos da enxaqueca, da tensão pré-menstrual, responsáveis por uma taxa de absenteísmo que causa um prejuízo de incríveis U$ 8bi nos EUA ao ano. A maior economia do mundo sofre com aqueles 1,68% do tempo desperdiçados.

3. A relação entre os hormônios testosterona e cortisol é melhor controlada através da resultante de um treinamento contínuo de força ou de uma rotina de exercício de alta intensidade. Essa relação é responsável por manter o sistema muscular mais apto às demandas diárias, dando a real sensação de menos cansaço e mais disposição, que por sua vez gera aumento na sua produtividade.

Veja mais em um artigo sobre ação endócrina do exercício 👉/adaptações

4. Falando em músculos, sua importância transcende o simples ato locomotor. Já há muito tempo é sabido que ele também é um órgão endócrino, ao secretar através do stress mecânico e metabólico muitas miocinas que regulam funções fundamentais em diversos tecidos-alvo, incluindo o próprio músculo, o tecido adiposo e o cérebro. Estimular músculos a produzir miocinas é o melhor caminho para uma vida longeva.

5. O mal do século segundo a Organização Mundial da Saúde é a obesidade. Não há contestação. Dizemos no mundo do exercício e da saúde que uma pessoa é um inflamado crônico, já que se o músculo produz efeitos anti-inflamatórios e benéficos ao sistema imune, o mesmo não se aplica ao tecido adiposo, ou o excesso de gordura, muito pelo contrário. As adipocinas secretadas pelo tecido adiposo são altamente inflamatórias, levando ao completo caos metabólico durante as 24 horas do dia. O efeito cascata que se instala é assustador, levando à complicações cardiovasculares e propensão ao Diabetes tipo II.

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Como disse, poderia ficar enumerando mais e mais os benefícios gerados pelo investimento de apenas 5,95% do seu tempo semanal em você mesmo.

Aliás, gostamos de ter bases científicas para nossos direcionamentos. No decorrer dos nossos artigos vou citar muitas fontes, mas aqui já ficam três de excelente qualidade:

American College Sports Medicine   👉/ ACSM

European Journal of Exercise  👉 /European

Journal of Strength ans Conditioning Research  👉/Strength

 

O sucesso não reside somente na razão tempo e espaço, mas fundamentalmente como você envolve paixão e entrega nessa razão.

 

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Um lugar de paz em meio aos caos

Tenho certeza de uma coisa: a internet e as redes sociais são hoje o maior campo minado do planeta. A confusão gerada pelo excesso de informação é tremenda e pode se converter em uma estrada com várias vias. Afinal, quem nunca se perguntou: E agora? Quem esta certo?

Deixa eu te dizer: na minha opinião, conseguir resultados permanentes e sustentados através do exercício/treinamento físico é a coisa mais simples do mundo. De verdade. Tudo bem, você pode estar pensando agora mesmo: “mas conheço tanta gente que já tentou de tudo em todos os lugares e nada mudou”.

Ok, eu também conheço.

Onde então esta a chave do sucesso? Basta seguir um processo planejado. Simples e direto. Não é exatamente isso que disse Clarice Linspector?

“Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho”.

 

Nesse ponto tenho que começar a falar do Studio Invictus, meu lugar favorito!

É onde a teoria vira prática e resultado. Literalmente deixamos a fábula de lado e fazemos acontecer o que esta previsto em artigos e livros sobre treinamento físico e seus benefícios.

A ideia em se fazer um centro de treinamento individualizado e com base em TREINAMENTO FUNCIONAL surgiu na minha cabeça há mais de 5 anos, ainda na faculdade. Com o passar do tempo isso foi amadurecendo com raízes fortes. Queria a todo custo colocar meus conceitos em prática e aplicar o que tanto vi na teoria durante cursos de periodização e preparação física. Talvez por ter estagiado no NEPAF (Núcleo de Fisiologia do Exercício da extinta FEFISA- Santo André/SP) e ter visto a “mágica” acontecer em testes e pesquisas, o desejo foi aumentando dia após dia. O exercício e os seus efeitos são simplesmente apaixonantes.

 

Em 2015 tudo pôde se materializar. Mais que um estúdio, vejo o Studio Invictus se consolidar com ideia, como filosofia.

MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR UM PODCAST QUE CONTA COMO A EDUCAÇÃO FÍSICA MUDOU MINHA TRAJETÓRIA 🎧

É prerrogativa do profissional de educação física atender aos anseios e necessidades de um público que se amplia a cada dia. Cada um com suas peculiaridades. Hoje atendemos desde a criança de 8 anos, até amigos com mais de 80. Desde trabalhos específicos para disfunções articulares, como joelhos e quadris, até trabalhos para ganho de massa magra. Desde o exercício como agente atuante no controle da hipertensão e do Diabetes, até tarefas motoras com foco em retardar os efeitos do Parkinson. E claro, um combate ferrenho contra o sobrepeso e a obesidade.

Não à toa. Quase 70% da população se encontra em sobrepeso ou obesa. Assustador e preocupante.

Faça o teste! Se você estiver lendo isso a caminho do trabalho, pare e olhe ao seu redor. A cada 10 pessoas que encontrar, duas provavelmente estão obesas e outras 6 acima do peso. Confere aí e comente aqui

fotoobesidade
Quem nunca viu esses simpáticos mocinhos americanos e pensou em algo distante de nós. Pois é. Atualmente eles refletem mais a realidade brasileira.

Mas os remédio são simples, baratos e ainda trazem uma série de outros benefícios: EXERCÍCIO E TREINAMENTO!

Então te convido a me visitar aqui no meu QG. Para quem vive ou trabalha na região do ABC paulista é bem fácil, porque estamos a 5 minutos da Linha Turquesa da CPTM e a 2 minutos da Rodovia Índio Tibiriçá, que faz ligação direta com outras cidades.

 

AMAR AS PESSOAS: PRIMEIRO PASSO PARA O SUCESSO

Ao longo desses 7 anos, o meu amor pela carreira e muito da minha natureza curiosa, fez com que eu buscasse muitos materiais e conhecimento sobre biomecânica, fisiologia e suas adaptações junto ao treinamento, métodos variados de estímulos físicos, enfim. Mas veja: se você fica só no campo teórico, tudo o que levou tanto tempo para aprender pode não passar de fábula, como disse logo acima. Você sabe que é possível, mas nunca fez acontecer. E o que valida de verdade a condição de profissional do exercício senão métodos, aplicação, ajustes, aplicação, resultado, etc, etc, etc…

 

VERDADEIRA GRANDEZA EM TREINAMENTO FUNCIONAL

 

Não se engane. Treinamento em circuito é tudo, menos funcional. Treino em bases instáveis é tudo, menos funcional. Treino em grupos revezando exercícios aleatoriamente é tudo, menos funcional.

O modismo leva a alguns absurdos, eu sei.

A partir da sua análise geral sobre todos os elementos envolvidos nesse mundo fascinante do exercício físico, seja o treinamento funcional ou qualquer outro método, o centro único e absoluto deve ser …você!

Isso mesmo. Se o centro não for você, com suas necessidades únicas, virtudes, limitações e histórico pregresso, o processo a que me referi simplesmente não existirá.

Interessante né?

Lembra que eu disse que vivemos a todo minuto recebendo informações distorcidas e contraditórias sobre exercício? Pois bem. Te digo mais. Nossa luta é constante e dura, porque a todo momento  somos questionados quanto à métodos malucos e invencionices irresponsáveis mundo a fora, e muitas vezes os métodos que propomos, principalmente em meus clientes mais recentes, são colocados na parede.  Acredite em mim. É uma luta diária e complicada.

Mas, nem tudo são espinhos. Ao longo das semanas, vamos mostrando resultados, desmitificando muitas bizarrices, mitos, falácias, chame como quiser. E aí, a partir do momento que o cliente vê acontecer, e melhor, faz acontecer, as coisas entram em outro nível de exigência. Para mim e para ele. Crescemos juntos. Isso me realiza tanto como pessoa como profissional.

Por isso meu [email protected], te convido a se inscrever na nossa lista de e-mail logo abaixo para receber valiosas e poderosas informações sobre como o exercício modula o emagrecimento

Nota. Só pra lembrar essa urgência, segundo o IBGE-ABESO, 1/5 da população brasileira esta obesa, e incríveis e estarrecedores 60% da população total esta com sobrepeso. Escrevi em artigo sobre isso bem aqui). E a outra grande demanda das academias, o treinamento resistido, treinamento de força ou popularmente e erroneamente chamado “musculação” também tem seu espaço.

A invencibilidade e a renovação pelas asas e pelo fogo

Lá no topo do blog tem uma Fênix, você viu?

Ela é a nossa cara.

Invencível porque escolheu ser invencível. Se renova todo dia para fazer o melhor todo dia. E é alada porque busca sempre voos mais altos, elevando também quem esta junto com ela.

Aliás, o Sol Invictus era considerado um deus pelo povo antigo. E sua festa era todo dia 25 de dezembro. Agora, o Natal do Senhor é comemorado nesse mesmo dia. O Sol continua brilhando desde então.

Você vai se surpreender em como, juntos, podemos alavancar seu treino a um novo patamar. Patamar seguro, e de sucesso.

Agora é a hora. Com certeza!

Grande abraço