"Não há progresso sem processo. Que essa minha afirmação possa lhe transmitir a segurança necessária para que juntos possamos conquistar as suas metas."
Mauro Ramos
PREPARADOR FÍSICO - COACH

perguntas que respondo todos os dias

não gosto de praticar exercícios.

A ideia de que o exercício deve ser um sacrifício sempre foi erroneamente vendida pela mídia e pelo próprio mercado de academias. A essência do ser humano é o movimento, e atrelar ele a respostas hormonais benéficas confere ao exercício um papel fundamental na saúde pública. Apresentar o exercício como elemento preditor de sucesso é o primeiro passo.

o médico me proibiu de agachar por conta da minha coluna doer.

Aqui temos que separar o joio do trigo. A prerrogativa da atividade médica consiste em apenas alertar as pessoas em algumas questões, mas jamais privar a pessoa do movimento. Agachamento, antes de qualquer coisa, é um padrão motor adquirido na infância, impossível de se dissociar da rotina das pessoas. A coluna vertebral foi projetada para receber e distribuir essas cargas externas.

tenho hérnia de disco. posso treinar?

Não só pode como deve. A dinâmica articular tende a ser beneficiada com exercícios corretamente prescritos em volumes e intensidades adequados. Além do mais, a secreção de miocinas por parte dos músculos exerce efeito anti-inflamatório mais que adequado nesse quadro

tenho osteoporose. o que me sugere?

Sem dúvida o treinamento de força. A atividade dos osteoblastos, “construtores ósseos”, tende a aumentar em decorrência da atividade piezo-elétrica gerada no tecido ósseo em resposta à tensão gerada pela sobrecarga.

qual o melhor exercício para "secar barriga"

Não existe um específico. A aparência do abdomem em si, assim como de qualquer outra região do corpo depende de um percentual de gordura baixo. Desse modo a alimentação é mais responsável pela definição muscular do que o próprio exercício em si.

tenho problemas diagnosticados nos joelhos. posso treinar?

Deve! O joelho é uma estrutura que requer os cuidados necessários, mas que nem de longe é um bicho de sete cabeças. Antes de qualquer intervenção cirúrgica me consulte. O problema pode não ser ele, mas os tornozelos e glúteos.

Mauro Ramos

Mauro Ramos

Coordenador técnico e Gestor Invictus Treinamento Funcional - Profissional de Educação Física CREF 091948-G/SP

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Essência fundamental

Paixão pelo treinamento físico

compromisso

é meu dever tomar sua causa como minha

processos em bloco

a construção do seu "novo eu" depende de um processo pedagógico inteligente e diferenciado

transferência para a vida

transferir bons hábitos presentes dentro da rotina de treinamento é essencial para sua rotina