“Não há progresso sem processo. Que essa minha afirmação possa lhe transmitir a segurança necessária para que juntos possamos conquistar as suas metas.”
Mauro Ramos
PREPARADOR FÍSICO – COACH
perguntas que respondo todos os dias
1. não gosto de praticar exercícios
A ideia de que o exercício deve ser um sacrifício sempre foi erroneamente vendida pela mídia e pelo próprio mercado de academias. A essência do ser humano é o movimento, e atrelar ele a respostas hormonais benéficas confere ao exercício um papel fundamental na saúde pública. Apresentar o exercício como elemento preditor de sucesso é o primeiro passo.
O médico me proibiu de agachar por conta da minha coluna doer.
Aqui temos que separar o joio do trigo. A prerrogativa da atividade médica consiste em apenas alertar as pessoas em algumas questões, mas jamais privar a pessoa do movimento. Agachamento, antes de qualquer coisa, é um padrão motor adquirido na infância, impossível de se dissociar da rotina das pessoas. A coluna vertebral foi projetada para receber e distribuir essas cargas externas.
Tenho hérnia de disco. Posso treinar?
Não só pode como deve. A dinâmica articular tende a ser beneficiada com exercícios corretamente prescritos em volumes e intensidades adequados. Além do mais, a secreção de miocinas por parte dos músculos exerce efeito anti-inflamatório mais que adequado nesse quadro
Tenho osteoporose. O que me sugere?
Sem dúvida o treinamento de força. A atividade dos osteoblastos, “construtores ósseos”, tende a aumentar em decorrência da atividade piezo-elétrica gerada no tecido ósseo em resposta à tensão gerada pela sobrecarga.
Qual o melhor exercício para “secar barriga”
Não existe um específico. A aparência do abdomem em si, assim como de qualquer outra região do corpo depende de um percentual de gordura baixo. Desse modo a alimentação é mais responsável pela definição muscular do que o próprio exercício em si.
Tenho problemas diagnosticados nos joelhos. Posso treinar?
Deve! O joelho é uma estrutura que requer os cuidados necessários, mas que nem de longe é um bicho de sete cabeças. Antes de qualquer intervenção cirúrgica me consulte. O problema pode não ser ele, mas os tornozelos e glúteos.
Essência fundamental
Paixão pelo treinamento físico
compromisso
é meu dever tomar sua causa como minha
processos em bloco
a construção do seu “novo eu” depende de um processo pedagógico inteligente e diferenciado
transferência para a vida
transferir bons hábitos presentes dentro da rotina de treinamento é essencial para sua rotina