5 mitos sobre treinamento funcional e sua diferença para o Crossfit

5 mitos sobre treinamento funcional e sua diferença para o Crossfit

Tudo que vira moda tende a cair em mãos e mentes despreparadas sedentas por invencionices mirabolantes

Um método de treinamento absolutamente lógico, seguro e completo. Existe? O verdadeiro treinamento funcional é isso!

Mas antes de seguir em frente, tenho que dizer que treinamento funcional e Crossfit se diferenciam em apenas uma coisa: o método.

Os equipamentos são exatamente os mesmos. Barras olímpicas, kettlebells, exercícios com o peso do corpo, cordas, etc…

E é nos detalhes que tudo se elucida. Vou escrever um post em breve tratando esse tema. Hoje especificamente, tenho que falar sobre os mitos que existem quando se fala em TREINAMENTO FUNCIONAL.

Let´s go!

Segue aí nossa definição sobre o que é TREINAMENTO FUNCIONAL.

“Treinamento funcional é a sequência de treinos físicos planejados e contextualizados que visam atender uma ou mais demandas neuromotoras, bem como adaptar de modo positivo as respostas hemodinâmicas e morfofisiológicas do corpo humano, através do padrões básicos do movimento, estabelecendo níveis ótimos de estabilidade, mobilidade e função articular, gerando resultado sustentado e contínuo ao público não-atleta, semi-atleta e atleta”

Ao defini-lo, basta entender os dois termos plenamente. Primeiro é entender o que é treinamento.

O que é treinamento

Resumindo o termo, treinamento é a sequência de treinos planejados e contextualizados que visam atender uma ou mais demandas neuromotoras, bem como adaptar de modo positivo as respostas hemodinâmicas e morfofisiológicas do corpo humano.

Vejam. Sequência lógica, planejada, pensada, com começo-meio-fim, com critérios baseados em prévia análise das necessidades do aluno.
E ainda mais importante, isso é embasado nos princípios do treinamento físico, aqui listados segundo Wilmore, Costill e Kenney no ótimo Fisiologia do esporte e do exercício (Editora Manole, 4º edição):

Princípios do treinamento:
Individualidade
Especificidade,
Reversibilidade
Sobrecarga progressiva
Varição de intensidade
Periodização

É claro que para entender cada um desses princípios é preciso muito estudo, cuidado e critério. Vamos pegar então um caso e encaixá-lo em uma situação apenas como exemplo. Imagine uma aula com mais de 10 pessoas, de idades e condições físicas diferentes. As tarefas consistem em agachamentos com ou sem carga, em saltos variados, em arremessos de bolas para o alto ou para o chão, bater corda naval e correr entre cones. As aulas tem em média 40 minutos.

Agora pense nos princípios do treinamento. Não houve individualidade,todos fizeram a mesma coisa. Não se encaixou sobrecarga progressiva, porque não se sabia qual era a sobrecarga ideal para cada um. E não houve periodização com certeza, porque se os dois primeiros citados não foram respeitados, impossível que a periodização esteja planejada.

Respeitar esses princípios é o primeiro passo, é determinar de fato o que é treinamento. É preciso cuidado ainda com o fato de em cada aula ser uma “coisa nova”. Aqui fica o alerta: TREINAMENTO ALEATÓRIO GERA RESULTADO ALEATÓRIO. Não é o que queremos. Queremos ter controle absoluto de cada variável de treino para certificar que o aluno esta respondendo bem a cada uma delas para sua meta final. Caso sim, ótimo. Caso contrário, o ajuste é necessário. Só assim saberemos o que deu certo e porque deu certo.

E o que é funcional

O termo Funcional vem sendo utilizado em larga escala pelas academias espalhadas pelo país. O boom dos anos 2000 fez o termo ser conhecido, mas também ser banalizado. Michael Boyle nos anos 80 sistematizou e deu nome ao que hoje conhecemos por treinamento funcional. Entretanto, a denominação em seu próprio entendimento está banalizada. Isso porque se convencionou que qualquer coisa diferente, ousada ou exótica é funcional (???).

Hoje, nas palavras dele mesmo, muitos profissionais se escondem atrás do termo funcional, por não conhecerem a fundo o treinamento físico. Ainda em suas palavras, é o método certo em mãos erradas. Faça o teste você mesmo. O que é treinamento funcional? É correr até suar? É saltar em uma caixa até não aguentar mais? É fazer agachamento na bola? É “trabalhar as musculaturas mais profundas”? Onde está o contexto disso tudo?

A ideia de Michael Boyle era simples e direta. Explorar as capacidades físicas para um excelente resultado atlético, sem máquinas, com liberdade de movimento, e que principalmente as funções do aparelho locomotor fossem respeitadas e potencializadas. Função, funcional.

Na busca de entendimento e aplicação sobre funcionalidade, encontramos referências mundiais que norteiam nosso trabalho. Mobilidade, amplitude de movimento, força, trilhos miofasciais, estabilidade, função articular. Tudo isso deve ser tão observado quanto os princípios do treinamento físico. Aí a funcionalidade se justifica, melhora a vida das pessoas, gera resultado sustentado e se solidifica cada vez mais em um mundo que exige excelência a todo tempo.

Isso é treinamento funcional!

Com critério e metodologia atingimos qualquer resultado. Hipertrofia, emagrecimento, condicionamento físico geral, melhora em algumas dores causadas por assimetrias musculares, etc.

Esse é nosso papel, esclarecer e fazer sempre o melhor. Acreditamos no que fazemos e fazemos o que amamos.

Agora sim. Se prepare para extinguir de vez alguns mitos que subestimam o diamante do treinamento físico!

Let´s Go!

Os 5 mitos que subestimam o treinamento funcional

Mito 1 : Treinamento funcional é só com o peso do corpo

Jamais.

Algumas estratégias do treinamento de força se utilizam do peso corporal. Flexão de braços e a temida barra fixa são exemplos disso. Dependendo do volume e intensidade de ambos é praticamente uma penitência realizá-los com a qualidade que espera.
Não por acaso são exercícios muitas vezes esquecidos nas academias, o que é uma pena, visto que exercícios de CADEIA CINÉTICA FECHADA são mais efetivos em relação aos de CADEIA CINÉTICA ABERTA.

E essa é apenas uma estratégia do treinamento de força. Os trabalhos com carga externa, com uso de barras e anilhas é fundamental dentro de um sistema de treinamento funcional efetivo e genuíno. Não à toa, aqui no Studio, os carros-chefe do treinamento resistido são os agachamentos e suas variações (Back, Deep, ao paralelo, Front, etc…) e o Deadlift.

Aqui mesmo no blog você já deve ter lido que as bases do treinamento funcional (o verdadeiro) são: PADRÃO BÁSICO DO MOVIMENTO, PROGRESSÃO CONTÍNUA E EQUILÍBRIO ENTRE AS CADEIAS ARTICULARES. E dentre os PADRÕES BÁSICOS DO

MOVIMENTO estão:

EMPURRAR VERTICAL E HORIZONTAL
PUXAR VERTICAL E HORIZONTAL
DOMINÂNCIA DE JOELHOS
DOMINÂNCIA DE QUADRIL

Todos eles com ou sem carga externa.

Alunos em estágio avançado executam com perfeição um agachamento ao paralelo com até 140 kg. E sobem com até 160 kg no Deadlift.

Assim como os levantamentos principais se utilizam de carga externa (me refiro a eles como o Quarteto Fantástico. Tem um post dedicado a ele no blog, e já deixei o link prontinho no final desse artigo), seus auxiliares também o fazem.

Portanto, esqueça essa história de peso do corpo. Bullshit.

Mito 2: Como não existem máquinas, não existe hipertrofia no treinamento funcional

Seu músculo precisa ser estimulado para que haja a condição metabólica adequada para gerar hipertrofia, ou ganho de massa muscular, como queira. Para ele, independe como você o estimula, seja com uso de equipamentos ou não. A qualidade (amplitude de movimento e tempo em contração) é quem vai determinar seu crescimento.

Já parou para pensar que as máquinas que você aluga na academia são facilitadoras de movimento. E à medida que seu treino vai avançando elas vão ficando para trás?

Quer um exemplo? Qual é o principal exercício pensando em membros inferiores? Agachamento, certo? E para os membros superiores? Qual o exercício mais executado? Supino, ok? Qual deles é feito em máquina? Nenhum.

Pois é.

Esse mito pavoroso se relaciona diretamente com o Mito 1. O TREINAMENTO RESISTIDO, como é chamado o treinamento com pesos, não pertence à musculação. Treinamento resistido pertence ao treinamento físico. Ponto. E dentro desse contexto, nada mais natural que ele seja o Big-Boss do TREINAMENTO FUNCIONAL (o genuíno).

As únicas alavancas e eixos necessários para treinar os músculos e fazê-los produzir força de modo integrado são as do próprio corpo. Máquinas são dispensáveis”

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Mito 3: Treinamento funcional é treino de equilíbrio

Não, não e não!

Tenho um exemplar bem aqui do meu lado do excelente AVANÇOS NO TREINAMENTO FUNCIONAL, do nada menos Papa do Treinamento Funcional, o americano Michael Boyle. Em um dos seus escritos dessa obra indispensável ele cita sim o equilíbrio. Mas equilíbrio pleno entre as cadeias, ou seja, lado direito forte, lado esquerdo forte. Membros inferiores fortes, membros superiores fortes. Centro anterior forte, centro posterior forte.

Isso é equilíbrio. Um corpo equilibrado para executar com inteligência e eficácia qualquer tarefa motora que lhe for proposta dentro do contexto do treinamento.

Que fique claro. Exercícios em bases instáveis recrutam sim placas motoras que dificilmente são recrutadas com exercícios isolados ou multiarticulares. Mas não quer dizer que você os fará. Tudo depende do seu estado de treinamento, da sua condição motora e principalmente, de como isso será aplicado para sua melhor performance.

Tenho alunos aqui com mais de 1 ano de treinamento que nunca nem chegaram perto de um Bosu Dome, ou de uma bola suiça.

Mito 4: Treinamento funcional é feito em circuitos

Não, não, não, não e não!

Primeiro vamos categorizar circuitos. São exercícios sequenciados, compostos por no mínimo 10 repetições. Pelo menos metade deles deve ter carga externa com no mínimo 60% de 1 repetição máxima. Quantos exercícios? Pelo menos 10. É de um volume e de uma intensidade realmente muito grandes. Logo, não espere que um aluno execute com perfeição um circuito com segurança mecânica suficiente para aplicá-lo assim, aleatoriamente.

Você que é meu aluno, não me deixará mentir. Olha como ficaria um circuito de força pra você.

ESTAÇÃO 1 > LAVANTAMENTO TERRA 10 REPETIÇÕES
ESTAÇÃO 2 > REMADA TRX 10 REPETIÇÕES
ESTAÇÃO 3 > PRESS COM HALTERES 10 REPETIÇÕES
ESTAÇÃO 4 > EXERCÍCIOS ABDOMINAIS 20 REPETIÇÕES
ESTAÇÃO 5 > FRONT SQUAT 10 REPETIÇÕES
ESTAÇÃO 6 > BARRA FIXA 10 REPETIÇÕES
ESTAÇÃO 7 > SUPINO RETO 10 REPETIÇÕES
ESTAÇÃO 8 > STIFF 10 REPETIÇÕES
ESTAÇÃO 9 > FLEXÃO DE BRAÇOS
ESTAÇÃO 10 > PRANCHA FRONTAL 1 MINUTO

Detalhe, 120 segundos de repouso entre cada um.

Asseguro com toda convicção que apenas pessoas muito bem treinadas o farão, e com um esforço exorbitante.

Existe mais do que músculos, suor e vontade nisso tudo. Ao final de um trabalho como esse o sistema nervoso central estará tão excitado que ficaria praticamente impossível voltar pra casa sozinho.

Viu como circuito de verdade é pesado demais para a maioria da população?

Exercícios combinados, com previsão de tempo de execução ou número de repetições é legítimo e muito bom. Dependendo lógico do contexto do treinamento.

Atende suas necessidades e vontades. Ok.

Não atende? Algo esta errado.

Leia também: Colesterol e Exercício Físico

Mito 5: Treinamento funcional é feito em grupo

Uma pausa por favor. Deixa eu recuperar o ar.

 

 

 

Não, [email protected], não é.

Por mais que um grupo seja homogêneo, cada componente ainda terá necessidades específicas. Afinal, você não é um robô.

É inadmissível que dentro de uma ambiente que ofereça TREINAMENTO FUNCIONAL a galera esteja apenas revezando estações. Em que contexto de evolução isso se enquadra?

Se existe um grupo de pessoas no mesmo ambiente, obrigatoriamente deve existir um planejamento específico para cada uma delas. Tanto para os trabalhos de mobilidade, quanto para os trabalhos de força, como para os treinos intervalados de alta intensidade.

Oferecer a mesma coisa para um grupo é empurrar “guela” abaixo sua preguiça em desenvolver treinamento na essência, ou seja, individualizado. Seria muita coincidência que 10 pessoas de sexo, idade e condição física diferentes tenham as mesmas necessidades.

Ou não?

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Mas existem sim muitas atividades assim por aí. E são super legítimas. Afinal, não existe uma verdade absoluta sobre a maneira de se aplicar o exercício. Existe sim uma diversidade importantíssima em relação à oferta de treino físico. Mas, nomear atividades assim como TREINAMENTO FUNCIONAL é como chamar um Fusca de Mercedes.

Ambos tem quatro rodas, marchas e te levam para vários lugares. Mas não são a mesma coisa.

Estamos entendidos?

Ps. Acesse o site da Bpro Treinamento Físico Funcional. Os caras também sabem o que dizem. http://www.bprotreinamento.com.br/